segunda-feira, 4 de outubro de 2010

OXIGÊNIO

Oxigênio (O2): gás simples, incolor, inodoro, faz parte da atmosfera e sustenta a respiração e a combustão.

O ser humano pode ficar em torno de trinta dias sem comer, de cinco a sete dias sem beber, mas sem ar não lhe restaria alguns minutos.

Nós ocidentais temos por hábito respirar curta e apressadamente, devido à correria de nossas agendas e horários. Mal nos lembramos de oxigenar efetivamente o nosso cérebro, mente e corpo. Respiramos sim, é verdade, mas de maneira precipitada, ansiosa, rápida demais para tomarmos consciência do quão precioso é o oxigênio em nossas vidas.

Nosso cérebro mal nutrido acostumou-se com o mínimo de oxigênio para sobreviver. Respirar de maneira superficial e curta aumenta os sentimentos e sensações negativas como depressão, medo, insegurança e raiva.

Aprender a controlar e dominar sua respiração pode organizar o fluxo sanguíneo, controlar os batimentos cardíacos e estabilizar a energia vital. Psicologicamente e emocionalmente ajuda a afastar obstáculos como a preguiça física e mental, pensamentos negativos, depressivos, tóxicos e até mesmo somatizações comuns.

Respirar lenta e profundamente pode ser muito efetivo se praticado diariamente, ajudando nos problemas de ansiedade, agitação, angústia, insônia e cansaço físico e mental. Baixa o nível de stress automaticamente. Basta começar a respirar para sentir os benefícios da oxigenação imediatamente em seu corpo e em sua mente. Afeta seu ânimo e estado de espírito.

Tudo está em movimento. O Universo vibra, pulsa, possui um ritmo. Ao respirarmos com controle do fluxo de oxigênio em nosso corpo, de certa forma entramos em sintonia com o universo que nos cerca, trazendo uma sensação de bem estar e harmonia. Oxigenar-se, tomar consciência de seu ritmo respiratório, levar oxigênio a cada célula do corpo, traz harmonia psíquica e celular. Atinge todos os órgãos e a mente.

Para relaxar o corpo e a mente é preciso respirar de maneira profunda e ritmada, elevando o nível de oxigênio no cérebro. Pode causar um leve entorpecimento, pois nosso cérebro é como uma criança mal nutrida. Logo esta sensação passa trazendo conforto e bem estar.

Na Índia usam o termo PRANAYAMA, que é a união de duas palavras:

PRANA: energia vital, energia cósmica – encontrada em todos os lugares, como o éter, está em todos os reinos, mineral, vegetal e animal e no espaço (transcende a matéria);

YAMA: controle, domínio, manipulação.

Portanto, pranayama significa domínio ou controle da energia vital.

Se você estiver sentado pode tentar agora:

· Inspire pelas narinas;

· Sinta o ar passando pela faringe, laringe, traquéia e brônquios, alcançando o diafragma. Você sentirá seu corpo aquecido, envolvendo o sistema circulatório e o respiratório;

· Solte o ar pela boca de maneira espontânea, forte;

· Solte seu corpo, cabeça, ombros, braços, tórax, pernas e pés;

· Inspire profundamente e exale sempre pela boca, escute sua respiração e observe seu ritmo respiratório. Seus batimentos cardíacos ficam mais compassados e suaves. O oxigênio entra em seu cérebro ajudando a aquietar a mente.

Ao perceber-se calmo e tranquilo, observe como se sente consigo mesmo. Muitas situações difíceis desaparecerão e provavelmente surgirão respostas e soluções. Observe.

Repita a sequência no mínimo de cinco a dez vezes. Experimente. O que tem a perder? Embriague-se de oxigênio, sinta a dependência positiva de oxigenar-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário