segunda-feira, 25 de outubro de 2010

MEDO

Sensação primitiva que remete ao nosso instinto natural de preservação. Ligado aos nossos sentidos e tornado-os alerta a qualquer perigo que nos cerca, demonstrando receio de fazer alguma coisa.

Os medos humanos geralmente estão relacionados também a preservação do ego, da persona que criamos e desenvolvemos, em nossa eterna construção do processo de individuação da personalidade. Para compreender esse processo é necessário entender que persona significa máscara, o papel que escolhemos para nossos roteiros da vida, seja de maneira consciente ou inconsciente.

Quando sentimos medo de alguma situação, ou de alguém, os mecanismos de defesa subconscientes são acionados, formando bloqueios, intervenções psíquicas, chegando até a agressividade negativa. Tudo para preservarmos o nosso tão caro ego intacto e nossa integridade física.

Sentir medo é natural, pois ajuda a nos auto preservar de reais situações e pessoas que podem efetivamente nos colocar em perigo. Este é o medo saudável, quando o instinto nos alerta e se comunica diretamente com nosso EU SUPERIOR, trazendo ao nosso alcance consciente a tão poderosa intuição e assim possamos nos preservar de alguma forma, de um eventual perigo.

E quando essa sensação de medo está relacionada ao nosso merecimento?

Sentir medo de uma situação nova em sua vida ou quando se conhece alguém que lhe é caro, admirável, importante? Pode sim trazer essa sensação à tona, do subconsciente ao consciente, pois o desconhecido – pode estar relacionado a alguém – sempre nos assusta, projetando para o outro todo um processo de mistificação da persona ou da situação em questão. Simplesmente o velho medo do desconhecido, mistificado e até endeusado pelo subconsciente.

A partir do momento que se começa a entender os processos de situações nunca vividos anteriormente, essa sensação temerosa começa a se dissipar e a perder a força, devido o conhecimento e aprendizado adquirido em sua própria vivência.

O mesmo pode proceder quando a sensação de medo está relacionada a alguém que verdadeiramente admiramos e amamos. Sentir-se merecedor de um sentimento puro e amoroso, pode ser assustador para muitos de nós. Principalmente se o indivíduo já teve seu ego ferido, se sofreu abusos físicos e/ou psicológicos; é alguém que “alguém” machucou.

De alguma forma essa situação vivida, passada, lhe foi permitida pelo próprio inconsciente.

É natural então, que ao conhecer um novo alguém - mesmo que decente e que o (a) ajude a crescer- a sensação de medo retorne. É um trauma vivido que pode e deve ser superado através do sentimento crescente de desenvolvimento do amor próprio.

Como podemos amar, entregar-nos a alguém se não nos amarmos verdadeira e profundamente?

Este medo está relacionado principalmente a aceitação de si mesmo. As questões brotam na mente constantemente:

· “Será que sou realmente amada (o) por ele (a)?”;

· “Será que estarei seguro com esse amor?”;

· “Será que sou verdadeiramente aceito (a) por ela (e)?”.

Todos queremos nos sentir especiais, não só por nós mesmos, mas por e principalmente pelos que nos são caros.

Essas sensações não estão ligadas à nossa essência, ao nosso eu superior, mas apenas ao nosso tão fragilizado e eterno mutável ego.

Observe-se em suas relações e olhe-se de frente, com muito carinho consigo, para seus medos conscientes ou não. Sem dúvida você os conhece melhor do que ninguém.

Identifique-os e simplesmente os aceite. Eles estão aí, e TUDO ESTÁ BEM!

Respire profundamente e ao inspirar traga uma luz rosa claro para dentro de si. Observe-se, tudo se tranquiliza. Tente se compreender e aceitar, tudo vai ficar bem!

Aceite o que vier de bom em seu caminho, não desperdice, é um presente devido ao seu merecimento próprio. A vida passa rápido, escorre pelas mãos, como diz a música.

Se o seu medo é este, siga sua própria LUZ, a da sua essência, siga a sua intuição e deixe as querelas do ego para trás.

Ame-se para amar, se aceite para aceitar. Viva a sua tão preciosa e amada VIDA!

Um comentário:

  1. Minha irmã amada,

    Que lição vc nos trás com essa postagem,fui tocado realmente pelas suas palavras.
    Sobre o amor o que tenho a dizer é que Jesus nos trouxe uma lição que dos mandamentos de Deus, os mais importantes é amar o nosso Deus de todo coração e a amar o próximo como a ti mesmo.
    E como conseguiremos dar esse sentimento puro, de entrega e doação se não nos amarmos primeiro.
    Como aceitaremos os outros se não nos aceitamos, como ajudaremos se primeiro não nos ajudarmos.
    Tenho a certeza que Jesus quis falar sobre o amor próprio nessa passagem; Ele nos ensina a amar e ser amado.
    Em poema meu escrevi esse trecho:

    "Para me doar aos outros
    Tenho que no mínimo
    Me conhecer um pouco
    Para doar o melhor de mim
    Para diferenciar o bom do ruim
    Não quero doar lixo nem restos
    Quero entregar os presentes mais belos
    Pois o podre meu
    Entrego ao céu dos céus
    Para que Ele rasgue o véu"

    Do seu irmão que se ama mto e te ama do mesmo jeito. rsrs

    bjoz

    ResponderExcluir