quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Desenvolvimento do Ser

O desenvolvimento do ser pode ir por três caminhos:
  • o caminho do conhecimento;
  • o caminho do amor;
  • o caminho da ação.
O primeiro, o do conhecimento, é de auto-conhecimento, de análise e percepção profunda de si mesmo. Nada ou pouco tem a ver com conhecimento externo, mesmo recebendo forte influência do externo, cultura familiar e social, aprendizados intelectuais e cognitivos. É mais a observação interna de como você se comporta e/ou reage a situações, sensações, sentimentos e relacionamentos vividos. É uma viagem profunda em si mesmo, com passagem só de ida, sem jamais retornar!
O segundo, o do amor, é puramente do Ser. Está no sentir, absorver, captar e direcionar o sentimento. O amor em sua plenitude não está no apego da alma. Apego por territórios: minha casa, meu carro, meu espaço, meu trabalho, meu alguém...nada disso pertence ao Ser; ninguém é de ninguém, temos a ilusão de que algo ou alguém nos pertence ou de que pertencemos a uma terceira pessoa. Quando perdemos algo ou alguém especial para nós é que nos damos conta disso. Pensamos que talvez nunca a possuímos de verdade - e essa sensação é real! De fato não somos "donos" de ninguém e os objetos, coisas que possuímos, bens materiais, certamente permanecerão mais tempo aqui do que nós mesmos. Então o que nos resta? O ser puramente, com toda sua profundidade, sabedoria e o mais puro sentimento do amor; mas este amor não será real por ninguém se não o desenvolvermos primeiramente por nós mesmos. Também não há amor interno sem aceitação e compreensão de si mesmo, o que nos leva novamente ao primeito caminho: o do auto-conhecimento.
O terceiro, o da ação, é de colocar em prática seu conhecimento interno e externo e saber direcionar os sentimentos vivenciados de maneira positiva e saudável, emocionalmente e psicologicamente. Praticá-los no seu dia a dia. Agir com a pureza da alma, sem medo de ser você mesmo. Favor não confundir ação com reação. Ação é quando você age por si mesmo, com a segurança de ser quem você é; reação é quando algo (situação) ou alguém nos direciona a um comportamento que não gostaríamos de ter vivenciado. Não pensamos com clareza, apenas reagimos de maneira mais instintiva (animal) do que verdadeira/intuitiva (humana).
Agir com a alma é elevar-se do estado de sobrevivência para o verdadeiro viver pleno! O que nos leva também para o primeiro e segundo caminho do conhecer-se, amar-se e aceitar-se.


Um comentário:

  1. Parabéns! Tudo fica fácil assim. Essa sua simplicidade expressa em palavras tem tudo a ver com o amor mesmo. Só sente isso quem conhece.
    Sempre tive o seu amor. Obrigado!

    ResponderExcluir